Retrô: o que é e quem são as pessoas que vivem essa cultura?

vintage-retro_voceprecisadecor01

A palavra retrô é a forma contraída do termo “retroceder”, ou seja, voltar ao passado. De alguma forma, o mundo sempre viveu uma cultura de culto ao passado – se você já assistiu ao filme Meia Noite em Paris, do diretor Woody Allen, já sabe do que estamos falando.

No filme, o protagonista consegue realizar o seu sonho de voltar para os anos 1920. Porém, ao se deparar com grandes artistas daquela década, descobre que eles também sentiam nostalgia por décadas anteriores a que eles viviam.

A explicação para esse fenômeno é simples: enquanto as pessoas mais velhas olham para o passado com sentimento de nostalgia e saudade, os jovens procuram na cultura retrô o resgate daquilo que eles não tiveram contato, mas que gostariam de tê-lo. Você também já se “pegou” expressando frases como “saudade do tempo que não vivi” ou “eu nasci na época errada”?

A cultura retrô avançou em muitos universos: música, moda, cultura e estilo de vida. As pessoas, que em algum momento da vida se apegam às características saudosas do passado, o fazem mais pela emoção do que pela razão ❤

Quem são as pessoas que vivem a cultura retrô?

Podemos dividir em três grupos distintos que de alguma forma cultuam o passado. Quer saber se você se encaixa com algum deles? Então vamos lá!

Primários: nesse grupo, as pessoas aderem o retrô como estilo de vida. Os rockers e as pin-ups fazem uma verdadeira imersão na década que eles são apaixonados e integram o máximo de características possíveis na rotina deles.

Modernos: eles mesclam a tecnologia com o vintage cool, seguem as tendências da moda, são cult e são apaixonados por itens retrô e vintage afim de ter mais estilo.

Aspiracional: são pessoas com alto poder aquisitivo que buscam itens exclusivos, antigos e de alto valor. Entre eles, podemos citar os colecionadores de carros e motos antigas e compradores de objetos de luxo encontrados em antiquários.

E aí, em qual grupo você se encaixa?

Fique de olho no nosso blog. Os próximos posts abordarão o universo de cada um desses grupos. Também falaremos de moda e beleza! 🙂